Não apenas sementes.
Quem visitar Mineiros (GO), no mês de setembro, poderá conferir o trabalho que é realizado em prol da preservação da biodiversidade, uma ação iniciada em 2009 e que já começa a ganhar ares de festa tradicional já na sua sétima edição nesse ano de 2015.
Aos interessados, a comissão organizadora realiza, ainda, o Encontro de Criadores de Suínos Caipira.
Dentre os objetivos estão a promoção do resgate de espécies crioulas e raças caipiras (agrobiodiversidade), além de proporcionar o intercâmbio entre produtores que possuam sementes crioulas e raças caipiras.
Também discuti a importância da agricultura familiar e oferece aos participantes grade de capacitação, inclusive na produção e processamento de alimentos.
A festa enseja resgatar espécies crioulas que fizeram parte do hábito alimentar das comunidades e que, ao longo dos anos, com os efeitos da globalização foram se perdendo. Entre as espécies estão o mangarito, o ora-pró-nobis e a araruta, importantes na alimentação das comunidades rurais.
A primeira edição da festa ocorreu em setembro de 2009, ocasião em que agricultores levaram como ingresso sementes e mudas de espécies crioulas, sendo posteriormente trocadas entre eles. Já na primeira edição, palestras, depoimentos e troca de experiências, além de degustação de alimentos feitos com as espécies.
A coordenação-geral fica por conta da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), UNIFIMES e conta com o apoio da prefeitura local e demais entidades.
Núcleo de estudo e pesquisa em agroecologia
http://www.fimes.edu.br/