Educação e meio ambiente (matriz antiga)
Ementa: A
disciplina visa discutir os indicativos internacionais, nacionais e locais para
a Educação Ambiental (EA); os marcos teóricos da educação ambiental ética,
interdisciplinar e transversal; a biodiversidade sócio-ambiental; a visão de
Educação Patrimonial Ambiental no contexto dos saberes, cultura e patrimônios
naturais e imateriais a transversalidade e o lugar do educador ambiental no
contexto de uma educação pós-moderna; prática docente e a Educação Ambiental;
atividades e materiais didáticos em Educação Ambiental; Educação Ambiental e
formação de professores.
Bibliografia
Básica
AMARAL,
I. A. Em busca da planetização do ensino de Ciências para a Educação Ambiental.
Campinas/SP: UNICAMP, 1995 (Tese de Doutorado).
BRUGGER
P. Educação ou Adestramento Ambiental? Florianópolis. Letras Contemporâneas,
1997.
CASCINO,
F. Princípios interdisciplinares para a construção de uma educação ambiental.
1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC-SP. 1998.
Referências:
1. SORRENTINO, M.; TRAJBER, R.; MENDONÇA, P.; FERRARO JUNIOR, L.A. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005
2. TOZONI-REIS, M.F. de C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação, v.8, nº1, p.83 – 96, 2002.
3. SILVA, S. do N.; LOUREIRO, C. F. B. O sequestro da Educação Ambiental na BNCC
(Educação Infantil - Ensino Fundamental): os temas
Sustentabilidade/Sustentável a partir da Agenda
2030. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN – 25 a 28 de junho de 2019.
4. LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F.da C. As
macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, XVII(1),
23-40. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário