Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


Fundamentos de Ciências na Educação Infantil e de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental

EMENTA: 

Atividades integradas à vivência do cotidiano e estratégias para o ensino de conceitos relativos aos fenômenos físicos, químicos e biológicos; opções metodológicas que possibilitem observar, comparar, classificar, interpretar, criticar, elaborar hipóteses, obter e organizar dados, bem como aplicar fatos e princípios a novas situações. Educação e construção das bases do conhecimento científico. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental através da pedagogia de projetos investigatórios, relacionados a problemas do cotidiano e orientação quanto a Feiras e Clubes de Ciências como espaço alternativo para trabalhar com projetos de pesquisa.


REFERÊNCIAS:

BIZZO, N. Mais Ciências no Ensino Fundamental: Metodologia de Ensino em Foco. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.

MORAES, R. (ORG.) Construtivismo e Ensino de Ciências. Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 3º ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

WARD, H; TODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de Ciências. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.


Link para as referências:


1. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais, de primeira à quarta série.http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf 

2. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais, de quinta à oitava série.http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf 

3. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. O volume III trata do Conhecimento do mundo.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf

4. Base Nacional Comum Curricularhttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf 

Educação Infantil e a  Base Nacional Comum Curricular - BNCC: Campos de experiências


Ensino Fundamental: A área das Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum Curricular



Artigos:


1. O ensino de ciências no ensino fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. Autor: Melina Furman
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/marco2012/ciencias_artigos/10pedras_fundacionais.pdf

2. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula.
Autores: Christian Dennys Monteiro de Oliveira e Raimundo Jucier Sousa de Assis
http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a13v35n1.pdf

3. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências - um estudo com alunos do ensino fundamental.
Autores: Tatiana Seniciato e Osmar Cavassan
http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n1/10.pdf

4. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/582

5. Sugestões de práticas a serem desenvolvidas para o ensino de ciências naturais e biologia
http://www.fef.br/upload_arquivos/geral/arq_5aba3c3cbd47f.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário