Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


sábado, 2 de maio de 2020

Disciplina de Ciências na Base Nacional Comum Curricular.

Objetivos da disciplina de Ciências:

a. Estimular o respeito de si mesmas, da diversidade e dos processos de evolução e manutenção da vida, do mundo material – com os seus recursos naturais, suas transformações e fontes de energia –, do nosso planeta no Sistema Solar e no Universo e da aplicação dos conhecimentos científicos nas várias esferas da vida humana. 

b. Compreender, explicar e intervir no mundo em que vivem. 

As três unidades temáticas para o Ensino Fundamental:

Matéria e energia: materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral e a apropriação humana desses recursos (tecnologias e a relação com a sociedade). Noções sobre os materiais, seus usos e suas propriedades, bem como sobre suas interações com luz, som, calor, eletricidade e umidade, entre outros elementos. 
Construção coletiva de propostas de reciclagem e reutilização de materiais, construção de hábitos saudáveis e sustentáveis por meio da discussão acerca dos riscos associados à integridade física e à qualidade auditiva e visual. A água, em seus diferentes estados, para a agricultura, o clima, a conservação do solo, a geração de energia elétrica, a qualidade do ar atmosférico e o equilíbrio dos ecossistemas. Valorizar os elementos mais concretos e os ambientes que os cercam (casa, escola e bairro), oferecendo aos alunos a oportunidade de interação, compreensão e ação no seu entorno. 
Nos anos finais, a ampliação da relação dos jovens com o ambiente possibilita que se estenda a exploração dos fenômenos relacionados aos materiais e à energia ao âmbito do sistema produtivo e ao seu impacto na qualidade ambiental com a construção de modelos explicativos para avaliar vantagens e desvantagens da produção de produtos sintéticos a partir de recursos naturais, da produção e do uso de determinados combustíveis, bem como da produção, da transformação e da propagação de diferentes tipos de energia e do funcionamento de artefatos e equipamentos que possibilitam novas formas de interação com o ambiente, estimulando tanto a reflexão para hábitos mais sustentáveis no uso dos recursos naturais e científico-tecnológicos quanto a produção de novas tecnologias e o desenvolvimento de ações coletivas de aproveitamento responsável dos recursos. 

Vida e evolução: seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. Características dos ecossistemas e biodiversidade Nos anos iniciais, as características dos seres vivos são trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola. 
Nos anos finais, reconhecimento das relações na natureza, nas cadeias alimentares e sustentabilidade socioambiental (desperdício e consumo excessivo). A percepção do corpo humano dinâmico, articulado e integrado. A saúde, como um estado de equilíbrio dinâmico do corpo e da coletividade, discutindo saúde individual e coletiva e políticas públicas. 
Nos anos iniciais, buscar a ampliação dos conhecimentos e apreço pelo seu corpo, dos cuidados para a manutenção da saúde e integridade do organismo e atitudes de respeito e acolhimento pelas diferenças individuais. Nos anos finais, são abordados temas relacionados à reprodução e à sexualidade humana. Ao terminarem o Ensino Fundamental, deverão estar aptos a compreender a organização e o funcionamento de seu corpo, assim como a interpretar as modificações físicas e emocionais que acompanham a adolescência e a reconhecer o impacto que elas podem ter na autoestima e na segurança de seu próprio corpo. É também fundamental que tenham condições de assumir o protagonismo na escolha de posicionamentos que representem autocuidado com seu corpo e respeito com o corpo do outro, na perspectiva do cuidado integral à saúde física, mental, sexual e reprodutiva. Compreender o papel do Estado e das políticas públicas (campanhas de vacinação, programas de atendimento à saúde da família e da comunidade, investimento em pesquisa, campanhas de esclarecimento sobre doenças e vetores, entre outros) no desenvolvimento de condições propícias à saúde. 

Terra e Universo: Compreensão de características da Terra, do Sol, da Lua e de outros corpos celestes – suas dimensões, composição, localizações, movimentos e forças que atuam entre eles e fenômenos celestes. Valorizar as culturas ao longo da história da humanidade sobre outras formas de conceber o mundo (civilizações antigas e povos indígenas).  Compreender as condições para a manutenção de vida na Terra (efeito estufa e a camada de ozônio). Compreender fenômenos naturais como vulcões, tsunamis e terremotos, bem como aqueles mais relacionados aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra (rotação e translação). Estimular a curiosidade das crianças pelos fenômenos naturais e desenvolver o pensamento espacial a partir das experiências cotidianas de observação do céu e dos fenômenos a elas relacionados. A sistematização dessas observações e o uso adequado dos sistemas de referência permitem a identificação de fenômenos e regularidades que deram à humanidade, em diferentes culturas, maior autonomia na regulação da agricultura, na conquista de novos espaços, na construção de calendários etc. Nos anos finais, há uma ênfase no estudo de solo, ciclos biogeoquímicos, esferas terrestres e interior do planeta, clima e seus efeitos sobre a vida na Terra, no intuito de que os estudantes possam desenvolver uma visão mais sistêmica do planeta com base em princípios de sustentabilidade socioambiental. Compreender as controvérsia histórica entre as visões geocêntrica e heliocêntrica. 
Os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada em temas como a sustentabilidade socioambiental, o ambiente, a saúde e a tecnologia. Impossível pensar em uma educação científica contemporânea sem reconhecer os múltiplos papéis da tecnologia no desenvolvimento da sociedade humana. É importante salientar os múltiplos papéis desempenhados pela relação ciência-tecnologia-sociedade na vida moderna e na vida do planeta Terra como elementos centrais no posicionamento e na tomada de decisões frente aos desafios éticos, culturais, políticos e socioambientais. As unidades temáticas estão estruturadas em um conjunto de habilidades cuja complexidade cresce progressivamente ao longo dos anos. Deverá tornar-se comum entre as habilidades a serem desenvolvidas o uso frequente dos verbos: "observar", "hipotetizar", "argumentar", "apresentar" ou "relatar". 

Vídeos: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário