Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


domingo, 31 de maio de 2020

Aula Prática 09: Isolando o DNA


1. Introdução:

A extração de DNA de células eucarióticas consta de três etapas: 1. ruptura das células para a liberação do núcleo; 2. desmembramento dos cromossomos em seus componentes básicos, DNA e proteínas; 3. separação do DNA e dos componentes celulares. O bulbo da cebola ou morangos são usado por apresentar células grandes, que se rompem quando picada/macerados liberando o DNA. Um dos componentes do detergente, o dodecil (ou lauril) sulfato de sódio, desnatura proteínas, separando-as do DNA cromossômico. O álcool gelado, em ambiente salino, faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa e esbranquiçada.

2. Objetivo: Observar moléculas de DNA desnaturado comprovando a sua existência.

3. Material:

4. Métodos:

a. Colocar os morangos maduros dentro de um saco plástico e macerá-los pressionando os morangos com os dedos até obter uma pasta quase homogênea. Transferir a pasta de morango para um copo.

b. Em outro copo misturar 150 ml de água, uma colher (sopa) de detergente e uma colher (chá) de sal de cozinha. Mexer bem com o bastão de vidro, porém devagar para não fazer espuma.

c.Colocar cerca de 1/3 da mistura de água, sal e detergente sobre o macerado de morango. Misturar levemente com o bastão de vidro.

d.Incubar em temperatura ambiente por 30 minutos. Mexer de vez em quando com o mesmo bastão.

e. Colocar uma peneira sobre um copo limpo e passar a mistura pela peneira para retirar os pedaços de morango que restaram.

f. Colocar metade do líquido peneirado em um tubo de ensaio. Colocar apenas cerca de 3 dedos no fundo do tubo.

g. Despejar delicadamente no tubo (pela parede do mesmo), sobre a solução, dois volumes de álcool comum. Não misturar o álcool com a solução. Aguardar cerca de 3 minutos para o DNA começar a precipitar na interfase.

h. Usar um palito de vidro, plástico ou madeira para enrolar as moléculas de DNA. Gire o palito na interface entre a solução e o álcool.

5. Resultados e Discussão

1. Por que é necessário macerar o material?

2. Em que etapa do procedimento ocorre o rompimento das membranas das células do morango? Explique.

3. Qual a função do sal de cozinha?

4. Qual o papel do álcool?

5. Por que você não pode ver a dupla hélice do DNA extraído?

6. Considerando os procedimentos da extração do DNA genômico, você espera obtê-lo sem quebras mecânicas e/ou químicas?

7. O precipitado é apenas DNA?

Conteúdo:

Vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário