Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Núcleo interfásico e a divisão celular


O núcleo controla todas as atividades celulares: representa assim o centro de coordenação celular. É no DNA do núcleo que estão localizados a maioria dos genes, depositários da informação genética que são responsáveis pela atividade celular. 

Tais informações são transmitidas ao citoplasma através do RNA - mensageiro que é sintetizado por uma série de enzimas tendo como molde o DNA (cromatina) onde irá regular através dos ribossomos toda a síntese de proteínas específicas (estruturais e enzimáticas), responsáveis pela arquitetura e fisiologia celulares. 
A maioria das células eucarióticas é mononucleada (um núcleo). Existem, no entanto, células binucleadas (dois núcleos), multinucleadas (vários núcleos) e também anucleadas (não possuem núcleo). As células anucleadas possuem vida curta, pois, não havendo núcleo não há comando para a realização de suas atividades vitais. 
Funções: o núcleo através dos cromossomos coordena e comanda todas as funções da célula. O núcleo também é muito importante nos processos de divisão celular. O núcleo, portanto, além de coordenar e comandar todas as funções vitais da célula é também responsável pelos processos de divisão celular. 

1. Carioteca ou Membrana Nuclear: envolve o, separando-o do citoplasma. É uma parte modificada do reticulo endoplasmático, formada por duas membranas lipoproteicas separadas pelo espaço perinuclear. Apresenta muitos poros, ou annulli, através dos quais ocorre a troca de macro-moléculas entre o núcleo e o citoplasma. 

2. Nucléolo: é constituído por um tipo de RNA, chamado ribossômico (RNAr), associado a proteínas. Em um núcleo pode haver um ou mais nucléolos. É no nucléolo que ocorre a síntese de ribossomos, que posteriormente são exportados para o citosol. 

3. Nucleoplasma: Líquido onde estão imersos o nucléolo e a cromatina e são acumulados produtos resultante da atividade nuclear, como RNA e Proteínas. 

4. Cromossomos: entidades portadoras da informação genética. 

5. Cromatina: é o conjunto de longos filamentos de DNA associados a proteínas, os cromossomos, presente no núcleo da célula que não se encontra em divisão celular. Sua principal função é conservar e transmitir as informações hereditárias codificadas no DNA. 
Quando a célula não está se dividindo, os cromossomos se encontram descondensados, possibilitando a produção de RNA e, consequentemente, de proteínas. 
Antes do início do processo da divisão celular, cada cromossomo se duplica, produzindo outro filamento cromossômico idêntico, e os dois permanecem unidos por uma região cromossômica, o centrômero. As cópias unidas de um cromossomo são chamadas de cromátides-irmãs. 


Classificação dos Cromossomos 

01. Quanto à Posição do Centrômero: 

Metacêntrico: apresenta a forma de um V. O centrômero o divide em dois braços de igual tamanho. 
Submetacêntrico: apresenta a forma de um jota invertido. O centrômero o divide em dois braços de tamanhos desiguais. 
Acrocêntrico: apresenta forma de bastão. O centrômero ocupa posição subterminal. 
Telocêntrico: apresenta forma de bastão. O centrômero tem posição terminal. 


02. Quanto ao Número de Centrômero: 


Monocêntrico: apresenta um único centrômero 
Policêntrico: apresenta vários centrômeros 

03. Quanto à Função Genética: 

Cromossomo autossômico: apresenta genes que determinam os caracteres somáticos do individuo, tais como cor da pele, cor dos olhos, tipo de cabelo, tipo sanguíneo. 
Cromossomos sexuais: apresenta genes que determinam os caracteres sexuais masculinos ou femininos do indivíduo, tais como distribuição dos pelos no corpo, timbre da voz, órgãos reprodutores. 

Cariótipo: é a classificação dos cromossomos levando-se em consideração o tamanho a forma e número dos mesmos nas células de indivíduos de determinada espécie. O cariótipo representado abaixo corresponde a espécie humana com 23 pares. 


Células quanto ao Número de Cromossomos: 

(A) Células Diplóides: é aquela que apresenta o numero completo de cromossomos de uma determinada espécie e os cromossomos estão distribuídos em pares, formando dois conjuntos: um paterno e outro materno. 

(B) Células haplóides: é aquela que apresenta a metade do número de cromossomos das células diplóides de uma determinada espécie. Não possui pares de cromossomos e apresenta um único conjunto de cromossomos denominado: Genoma. 

Ciclo Celular



A capacidade de reprodução é uma das principais características que distinguem os seres vivos da matéria inanimada e depende, fundamentalmente, da divisão celular. Em organismos unicelulares, como bactérias e amebas, a divisão de uma célula pode ser considerada um processo de reprodução, pois leva ao aumento do número de indivíduos. Em organismos pluricelulares, a divisão celular está relacionada ao crescimento do corpo dos indivíduos, à regeneração e à produção de células reprodutivas (gametas e esporos) 

O ciclo celular compreende toda a vida da célula. Nele podemos distinguir o período em que a célula não está se dividindo interfase, e o período de divisão celular (mitose e meiose). 

A Interfase: é o período do ciclo celular em que a célula não está se dividindo e no qual ocorre a duplicação do material genético celular. 

Período G1: é a fase que antecede a duplicação do material genético da célula; 

Período S: é a fase em que ocorre a duplicação do material genético da célula; 

Período G2: é a fase após a duplicação do material genético celular. 

A Divisão Celular é um processo que leva os organismos pluricelulares ao crescimento. 
E está dividida em mitose e meiose. 
Partindo de um ovo humano, que possui 46 cromossomos em seu núcleo, antes que ele se divida para originar novas células, há um processo de duplicação de todo o seu material. Isso implica na absorção e transformação de nutrientes de seu meio ambiente. Dessa forma, após a divisão da célula originam-se duas novas células com a mesma constituição da célula inicial. Depois as divisões prosseguem até se formar um novo individuo cujas células apresentam cromossomos.

Mitose 

A mitose produz células filhas idênticas à célula-mãe. Cada célula filha contém exatamente o mesmo número de cromossomos da célula mãe. Esse processo ocorre durante o crescimento de um indivíduo e nos processos de regeneração, constitui também a base de alguns processos de reprodução assexuada, como a bipartição ou cissiparidade e o brotamento. 
Cariocinese é a divisão do núcleo, que se faz através de fases. 


Fases da divisão celular na mitose 

Prófase - Ou fase anterior (fase da "mobilização" para a ação). Os cromossomos condensam-se, tornando-se visíveis; a carioteca e os nucléolos desintegram-se; os centríolos dividem-se e dirigem-se para os pólos da célula; é formado o fuso de divisão (fibras protéicas). 

Metáfase - Ou fase do meio, é a fase mais propícia para estudos da morfologia dos cromossomos, onde os cromossomos apresentam o máximo grau de condensação. Os cromossomos, presos às fibras do fuso, migram para o equador do fuso, plano médio da célula. No final da metáfase, os centrômeros se duplicam e se partem longitudinalmente, de modo a deixar livres as cromátides irmãs. 

Anáfase - Ou fase de cima. Dois lotes idênticos de cromátides irmãs, agora como novos cromossomos, afastam-se e migram para os pólos, puxados pelos respectivos centrômeros, devido ao encurtamento das fibras do fuso. 

Telófase - Ou fase do fim. Os dois cromossomos aproximam-se dos pólos e se agregam. Ocorre o inverso à Prófase: os cromossomos descondensam-se (tornando-se invisíveis); os nucléolos reaparecem; duas novas cariotecas são reconstituídas a partir das vesículas do retículo endoplasmático. Terminadas a divisão do núcleo (cariocinese), desaparecem as fibras de fuso, ocorre a distribuição dos organóides e a divisão do citoplasma (citocinese), que isola as duas células filhas. Essas células entram em interfase e se preparam para uma nova divisão. 


Citocinese é a divisão do citoplasma no final da mitose e da célula toda. 

Na célula animal: 

Na célula vegetal: Anastral (não formam fibras de áster) e acêntrica (não apresenta centríolos em vegetais superiores) 


Meiose 

Divisão Reducional - Produz células-filhas com a metade dos cromossomos da célula-mãe; ocorre na formação de gametas e permite o aumento da variabilidade genética. 

Etapas da meiose: 
Prófase I - Os cromossomos condensam-se e os homólogos se juntam formando tétrades; a carioteca e os nucléolos se desintegram; os centríolos duplicam e dirigem-se para os pólos da célula; forma-se o fuso de divisão. A prófase I - é a fase mais longa e nela ocorrem os eventos mais importantes da meiose. Subdividem-se em cinco períodos: 

Leptóteno - Os cromossomos condensam-se e tornam-se visíveis. 

Zigóteno - Os cromossomos homólogos juntam-se aos pares. 

Paquíteno - Os cromossomos tornam-se mais curtos e espessos, formando tétrades. 

Diplóteno - Os cromossomos homólogos iniciam a separação; podem ser observados os quiasmas, que evidenciam trocas de pedaços entre os homólogos, processo conhecido como permuta ou crossing-over. 

Diacinese - Os cromossomos migram para o equador da célula.


Metáfase I - As tétrades se distribuem-se no equador da célula. 

Anáfase I - Os cromossomos homólogos separam-se e migram para os pólos da célula. 

Telófase I - O citoplasma se divide e formam-se duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos cada uma. 


Intercinese - Curto intervalo entre as duas etapas da divisão. 

Prófase II - Os centríolos se dividem e formam-se novos fusos de divisão nas duas células-filhas. 

Metáfase II - Os cromossomos dispõem-se no equador das células. 

Anáfase II - Os centrômeros dividem-se, as cromátides-irmãs se separam migrando para os pólos das células. 

Telófase II - O citoplasma se divide e os núcleos reconstituem-se nas quatro células-filhas. 



Referências:

CURTIS, H. Biologia Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.
DE ROBERTIS, E.D.P e DE ROBERTIS JR. E.M.F. Bases da Biologia Celular e Molecular. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
JUNQUEIRA, L.C Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
ALBERTS, B.; BRAY D.; LEWIS, J .; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WATSON, J.D. Biologia Molecular da Célula. 3º ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário