Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Citosol e Organelas microtubulares



O citoplasma é formado por dois compartimentos básicos: interior de organelas membranosas e o exterior constituído pelo citosol ou matriz citoplasmática. São encontrados também inclusões citoplasmáticas constituintes celulares temporários como gotas de gorduras e glicogênio.

O citoesqueleto é responsável pela integridade estrutural das células e vários processos dinâmicos como a aquisição de forma (hemácias bicôncava), movimento e transporte de organelas, sendo uma característica evolutiva (ausentes nos procariontes). Também atua na interação com receptores de membranas e na formação do anel contrátil nas células em divisão. 
Os filamentos podem ser: os microtúbulos, microfilamentos de actina e os filamentos intermediários. 

1. Microtúbulos: São constituídos pela proteína – tubulina. Definem a direção do crescimento da célula. São responsáveis pelos movimentos dos cromossomos durante as divisões celulares. 
2. Microfilamentos de actina: Polímero linear não ramificado formado por várias unidades de actina (proteína globular). Tem por função movimento contrátil (ciclose, movimento amebóide e suporte estrutural das organelas).
3. Centríolos: Responsáveis pela divisão celular são estruturas cilíndricas, geralmente encontradas aos pares. Dão origem a cílios e flagelos (menos os das bactérias), estando também relacionados com a reprodução celular - formando o fuso acromático que é observado durante a divisão celular. Apresenta-se em formação de 9 jogos de 3 microtúbulos dispostos em círculo, formando uma espécie de cilindro oco.







Referências:
CURTIS, H. Biologia Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.
DE ROBERTIS, E.D.P e DE ROBERTIS JR. E.M.F. Bases da Biologia Celular e Molecular. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
JUNQUEIRA, L.C Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
ALBERTS, B.; BRAY D.; LEWIS, J .; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WATSON, J.D. Biologia Molecular da Célula. 3º ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário