Educação e Saúde da Criança
Número de Créditos: Dois Créditos (02)
Número de Horas Aula: Trinta e seis Horas
Aulas (36 H/as).
Ementa
Saúde e educação. O biológico como um dos fatores presentes
na dinâmica do desenvolvimento humano. Análise dos fatores genéticos, nervosos
e endócrinos presentes no processo ensino-aprendizagem. Saúde escolar: um
enfoque nos problemas presentes no cotidiano escolar. Cuidados básicos de
alimentação, higiene ambiental e infantil. A organização dos espaços na escola
de Educação Infantil. As condições socioculturais e o desenvolvimento infantil
na fase de 0 a 6 anos.
Referências Bibliográficas
JÚNIOR, A. Almeida. Biologia Educacional - Noções Fundamentais. Companhia Editora Nacional, 2012.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; MELLO, Ana Maria; VITÓRIA, Telma; ADRIANO & CHAGURI, Ana Cecília. Os Fazeres na Educação Infantil. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, M. A. Biologia Educacional. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde; MELLO, Ana Maria; VITÓRIA, Telma; ADRIANO & CHAGURI, Ana Cecília. Os Fazeres na Educação Infantil. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, M. A. Biologia Educacional. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
Artigos para leitura
1. O conceito de saude
2. Saúde e bem estar das crianças: uma meta para educadores infantis em parceria com familiares e profissionais de saúde.
3. A promoção da saúde na educação infantil.
4. A ritalina no Brasil: produções, discursos e práticas
5. Manual de orientação: Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes
LEITURA ADICIONAL:
1. Propaganda de medicamentos. É possível regular?
Ler: Capítulo 3 - Expansão de mercado: dez exemplos de uso da propaganda como produtora de doenças, em especial "O Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção (THDA) como objeto de marketing nas escolas", página 84.
Vídeos:
1. Formação de um bebê
A experiencia do IESA em Campina Grande. Vale a pena conhecer o trabalho da médica obstetra Melania Amorim:
6. Humanização do Parto - ISEA - Campina Grande - PB - Somos parte do SUS que dá certo!
7. Parto no Brasil: a caminho da humanização parte 1
8. Parto no Brasil: a caminho da humanização parte 2
9. Parto no Brasil: a caminho da humanização parte 3
10. Parto no Brasil: a caminho da humanização parte 4
O parto normal que não é normal e as cesarianas desnecessárias:
11. A hora da chegada - como nascem os bebês no Brasil? - Caminhos da Reportagem
12.Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas
13. Nascer no Brasil: Cesárea, mitos e riscos.
1. Propaganda de medicamentos. É possível regular?
Ler: Capítulo 3 - Expansão de mercado: dez exemplos de uso da propaganda como produtora de doenças, em especial "O Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção (THDA) como objeto de marketing nas escolas", página 84.
Vídeos:
1. Formação de um bebê
A experiencia do IESA em Campina Grande. Vale a pena conhecer o trabalho da médica obstetra Melania Amorim:
6. Humanização do Parto - ISEA - Campina Grande - PB - Somos parte do SUS que dá certo!
7. Parto no Brasil: a caminho da humanização parte 1
8. Parto no Brasil: a caminho da humanização parte 2
9. Parto no Brasil: a caminho da humanização parte 3
10. Parto no Brasil: a caminho da humanização parte 4
O parto normal que não é normal e as cesarianas desnecessárias:
11. A hora da chegada - como nascem os bebês no Brasil? - Caminhos da Reportagem
12.Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas
13. Nascer no Brasil: Cesárea, mitos e riscos.
Livros para baixar:
1. Página: Criança e natureza
2. Publicações e artigos sobre a infância/Alana: https://criancaenatureza.org.br/nossas-acoes/nossas-publicacoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário