Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


Práticas Pedagógicas Formativas: Ensino e situações ambientais – 3º período de Pedagogia (nova matriz)

Ementa: 

 Abrange estudos voltados ao espaço e meio ambiente como fatores indissociáveis a sobrevivência humana. Momentos de discussões sobre questões práticas vivenciadas na residência pedagógica e que coadunem com o tema da PPF. Orientações para lidar com problemas, e/ou situações que envolvem temáticas voltadas para a relação homem/meio, habilidades e competências para o ensino, estudo, pesquisa e aprimoramento das compreensões sobre a biodiversidade.


Plano de Ensino - 2024-1

 

Referências:

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. Ed. São Paulo: Gaia, 2004.

 

INSTITUTO ALANA. Desemparedamento da Infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. 2. Edição. Rio de Janeiro, 2018.


LOUV, R. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.


Artigos: 


1. LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F.da C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, XVII(1), 23-40. 2014.


2. Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza

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