Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


sábado, 9 de maio de 2020

Aula Prática 08: Ciclose em Elodea e Tradescantia e o movimento ameboide em Protistas de água doce.

1. Introdução:

A corrente citoplasmática é um movimento coordenado de partículas e organelas através do citosol em uma via helicoidal, para baixo em um lado da célula e para cima do outro lado. A corrente citoplasmática ocorre na maioria das células vegetais. Os mecanismos da corrente citoplasmática envolvem feixes de microfilamentos arranjados paralelamente a direção longitudinal do movimento de partículas. As forças necessárias para o movimento podem ser geradas por uma interação dos microfilamentos protéicos de actina e miosina, de modo comparável à interação protéica que ocorre durante a contração muscular em animais, mediante gasto de ATP. No caso das células vegetais, os cloroplastos vão possuir moléculas de miosina aderidas à sua superfície, que vão deslizar em "trilhos" de actina, presentes na face interna da membrana plasmática. Assim, os cloroplastos ficam girando por toda a célula, comprimidos entre o vacúolo e a membrana plasmática. Esses movimentos são denominamos de ciclose. Alguns tipos de células têm a capacidade de alterar rapidamente a consistência de seu citosol, gerando fluxos internos que permitem à célula mudar de forma e se movimentar. Esse tipo de movimento celular, presente em muitos protozoários e em alguns tipos de células de animais multicelulares, é chamado movimento ameboide.

 2. Objetivo: Observar e compreender a ciclose em Elodea e Tradescantia e o movimento ameboide em Protistas de água doce.

 3. Material:

 4. Métodos:

Retire uma folha da Elodea;

- Coloque a folha sobre uma lâmina;

- Coloque uma gota de água;

- Cubra a folha com uma lamínula;

- Observe ao microscópio.

Conteúdo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário