Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


sábado, 16 de maio de 2020

Aula Prática 07 - Observação do mesofilo de monocotiledônea


1. Introdução:

A folha das espécies da classe monocotiledônea varia na forma das células que compõem o mesofilo (tecido fundamental da folha). Não existe diferenciação do parênquima foliar em parênquima paliçádico e lacunoso sendo denominado de mesofilo homogêneo. Podem apresentar espessamentos em barra ou em rede no caso das orquídeas, epiderme com muitos tipos celulares (tricomas e células buliformes). O esclerênquima pode ser bem desenvolvido com apresentação de fibras extra xilemáticas. Na Família Poaceae pode ainda ser visualizada uma bainha radial ao redor do feixe vascular denominada de Anatomia Kranz ou bainha perivascular que identifica vegetais que fazem fotossíntese via C4.

2. Objetivos: Identificar o mesofilo homogêneo e a bainha perivascular.

3. Materiais: 

4. Procedimento:

a) Com auxilio de uma lâmina de barbear, faça cortes transversais em folhas de monocotiledôneas.

b) Execute o procedimento para descoloração e coloração com safrablau.

c) Prepare a lâmina e cubra com lamínula.

d) Localize e esquematize células buliformes, tricomas, colênquima, Xilema, floema, fibras, parênquima e anatomia Kranz.

5. Responda:

a) Qual o tipo de mesofilo?

b) Qual a função das células buliformes?

c) Classifique os tipos de fibras observadas.

d) Explique o que é anatomia Kranz.


Vídeo:

Observar as imagens
a. Zea may

b. Cattleya walkeriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário