Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


quinta-feira, 3 de março de 2016

Lipídios



Do grego lipos “gordura”, são moléculas insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (benzina, querosene álcool...). São também chamadas óleos ou gorduras. 

Classificação dos Lipídios 

Os lipídeos podem ser classificados em: triglicerídeos, fosfolipídios, ceras ou cerídeos, esteróis e carotenoides. 

1. Triglicerídeos: podem ser de origem animal, como a gordura presente em carnes, manteiga e ovos, ou de origem vegetal, como os óleos vegetais, presentes no azeite de oliva ou no óleo de soja. 
Constituídos por 3 ácidos graxos e 1 glicerol .
Óleos e gorduras 
Saturados: ligações químicas esgotadas (sólidos na temperatura ambiente) 
insaturados: duplas ligações impedem o empacotamento, diminuindo o ponto de fusão (líquido na temperatura ambiente).


Funções: Isolante térmico e Reserva energética.







As gorduras trans são produzidas em um processo industrial que transforma óleos de origem vegetal em gordura semi-sólida, para uso em margarinas, processamento e preparo industrial de alimentos.
O processo é chamado de hidrogenação da gordura.
Objetivos:
  • fazer os óleos mais sólidos; 
  • facilitar o manuseio; 
  • aumentar o “tempo de estoque em prateleira”; 
  • conferir à gordura gosto e textura agradáveis (palatabilidade).
2. Fosfolipídios: constituem as membranas plasmáticas das células de todos os seres vivos e são formados por dois ácidos graxos e um glicerol. Cada molécula de fosfolipídios tem uma região hidrofílica (que tem afinidade com a água) e uma região hidrofóbica (sem afinidade com a água). Essa característica permite que esses lipídios separem meios aquosos, como o meio intra e extracelular, pela forma como se posicionam na membrana plasmática. Os lipídios dispõem-se em uma camada dupla, e as regiões hidrofílicas ficam voltadas para os meios intra e extracelular (aquosos). As regiões hidrofóbicas voltam-se para o interior da 
dupla membrana. 




Figura mostra dobras nas moléculas onde existe a insaturações (=).







3. Cerídeos ou Ceras: são lipídios produzidos por animais e plantas. Nas plantas, de forma geral, as ceras têm função impermeabilizante. São produzidas e depositadas na superfície das folhas ou dos frutos para diminuir a perda de água. A cera produzida pelas abelhas também é formada por lipídios, assim como o cerume presente nas orelhas de alguns mamíferos. 
Funções: Contribuem para defesa da planta contra a desidratação.

 Cera de abelha
Cera de carnaúba

Corte transversal da lâmina foliar mostando cutícula e capa cuticular constituída por cerídeos.


4. Esteróides: formam um conjunto de substâncias muito variadas. Um exemplo é o colesterol, lipídio presente em alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos, que faz parte da composição das membranas celulares dos animais. Os hormônios sexuais, como estrógeno (nas fêmeas) e a testosterona (nos machos) também são exemplos de esteróides. Formados por 4 anéis de hidrocarbonetos. 

 Em amarelo apresenta-se a molécula do colesterol entre os fosfolipídios que compõem a membrana plasmática.






Funções: Participam da composição química da membrana das células animais e atuam como precursor de hormônios sexuais (progesterona e testosterona). 
Obs.: No corpo humano, o colesterol pode ter duas origens: exógena (se ingerido através de alimentos (leite e derivados, ovos e carne em geral)) e endógena (se fabricado pelo próprio organismo). O fígado não só produz como também degrada o colesterol, atuando como um órgão regulador da taxa dessa substancia no sangue. 

5. Carotenoides: são pigmentos avermelhados e alaranjados produzidos por seres autótrofos que participam do processo de fotossíntese. 
São lipossolúveis e essenciais como precursores da síntese da vitamina A em animais.
Os mais de 900 tipos de carotenoides conhecidos são divididos em dois grupos: carotenos e xantofilas. Os carotenos são pigmentos alaranjados, que dão cor à cenoura, por exemplo; são puramente hidrocarbonetos e não contêm oxigênio. Já as xantofilas podem variar de amarelo a marrom-avermelhado e contêm oxigênio.
Os carotenoides atuam como pigmento nas plantas e nos animais. Os carotenoides são o segundo dentre os pigmentos mais importantes para a fotossíntese. Estas moléculas protegem a clorofila do excesso da luz. Entretanto, os carotenoides podem ser incapazes de lidar com excitação excessiva do fotossistema II, o que permitiria que o oxigênio singleto cause dano no complexo PSII. Encontram-se, também, em outros organismos fotossintéticos, como algas, alguns tipos de fungos e algumas bactérias.




Principais Funções dos Lipídios 

Entre as principais funções dos lipídios, destacam-se as de reserva energética, isolante térmico, estrutural e reguladora. 
Reserva Energética: animais e plantas armazenam lipídios em seus cor-pos. Esses lipídios são utilizados como fonte de energia para as células quando há pouco carboidrato disponível. Nas plantas, os lipídios são armazenados em sementes e frutos; nos animais, no tecido adiposo. 

  • Isolante Térmico: nos animais, como os mamíferos, o tecido adiposo está localizado abaixo da pele e funciona como isolante térmico, ajudando a manter a temperatura corporal. 
  • Estrutural: os fosfolipídios e o colesterol compõem a membrana plasmática das células. 
  • Reguladora: alguns lipídios, como o colesterol, são precursores de subs-tâncias reguladoras das funções do corpo, como certos hormônios. 



Referências:

CURTIS, H. Biologia Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.
DE ROBERTIS, E.D.P e DE ROBERTIS JR. E.M.F. Bases da Biologia Celular e Molecular. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário