Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


segunda-feira, 13 de abril de 2020

Aula Prática 04: Teste do pH utilizando a antocianina



1. Introdução: Teste do pH utilizando a antocianina.

O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores. Mas o que é um indicador? É uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
A antocianina é um pigmento hidrossolúvel presente em muitos vegetais que indica o caráter ácido-básico de uma substância ou solução através da mudança na coloração conforme tabela abaixo:


Cor da solução 

Caráter da solução 

Vermelha 

Ácida forte  

Rosa 

Ácida moderada 

Roxa 

Ácida fraca 

Azul 

Neutra 

Verde 

Base fraca 

Verde-amarelada 

Base forte 





2. Objetivo: Identificar o pH de várias soluções.
3. Material:
4. Procedimento:

a. Obter através da fervura de repolho roxo a solução indicadora ácido-básica.
b. Distribuir substâncias diversas (sabão, alvejante, refrigerante, água etc.) em copinhos descartáveis.
c. Pingar uma gota de solução indicadora ou mergulhar o papel indicador.
d. Observar e anotar a reação.

5. Resultados:

Complete o quadro abaixo e identifique o caráter da solução

Solução 

Cor 

Caráter da solução 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


6. Atividade:

a. Explique o que ocorreu.

Assistir o vídeo: 


Flores com antocianinas:








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