Final
do primeiro bimestre: 06/04/2024
Final
do segundo bimestre: 15/06/2024
Recurso de
avaliação:
A composição da nota será de duas atividades relacionadas aos artigos
trabalhados (25% da nota cada) e uma avaliação (atividade escrita ou seminário)
com valor de 50% para o fechamento de cada bimestre.
Sendo
por bimestre:
2
trabalhos valendo 2,5 pontos cada
Prova
ou seminário valendo 5,0 pontos
Para
a composição da média do 2º bimestre, será somado até 1,0 de acordo com o
resultado da atividade multidisciplinar.
Para
a entrega das atividades poderá ser utilizado o aplicativo Classroom. Material
de estudo serão compartilhados em http://katyabotanica.blogspot.com/ e
Classroom.
Mês |
Dia |
Cronograma do Conteúdo Programático |
CH |
Fevereiro |
Segunda-feira 05 |
Aula 1 -
Apresentação da disciplina e aprovação do plano de ensino. Introdução
e caracterização da área das Ciências Naturais |
02 |
Sexta-feira 09 |
Aula 2 - Conceitos básicos em Ciências
Naturais/ Aspectos históricos do ensino das Ciências Naturais. |
02 |
|
Segunda-feira 12 |
Carnaval |
- |
|
Sexta-feira 16 |
Aula 3 - Ciências Naturais e Cidadania e
Ciências Naturais e Tecnologia |
02 |
|
Segunda-feira 19 |
Aula 4 - Discussão do artigo: O ensino
de ciências no ensino fundamental: colocando as pedras fundacionais
do pensamento científico. Autora: Melina Furman |
02 |
|
Sexta-feira 23 |
Aula 5 - Discussão do artigo: O ensino de ciências no ensino fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. Autora: Melina Furman. Entrega de atividade relacionada ao artigo (25% da nota) |
02 |
|
Segunda-feira 26 |
Aula 6 - A Educação Infantil na Base Nacional Comum
Curricular |
02 |
Mês |
Dia |
Cronograma do Conteúdo Programático |
CH |
Março |
Sexta-feira 01 |
Aula 7 - A Educação Infantil no contexto da Educação
Básica: pontuações em relação às ciências naturais |
02 |
Segunda-feira 04 |
Aula 8 - Os campos de experiências: O eu, o outro e o
nós |
02 |
|
Sexta-feira 08 |
Aula 9 –
Os campos de experiências: Corpo, gestos e movimentos |
02 |
|
Segunda-feira 11 |
Aula 10 - Os campos de experiências: Traços,
sons, cores e formas |
02 |
|
Sexta-feira 15 |
Aula 11 - Os campos de experiências: Escuta,
fala, pensamento e imaginação |
02 |
|
Segunda-feira 18 |
Aula 12 - Os campos de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Exercícios de verificação de aprendizagem sobre os campos de experiências (50% da nota) |
02 |
|
Sexta-feira 22 |
Aula 13 - Semana de estudos sobre o Bebê |
02 |
|
Segunda-feira 25 |
Aula 14 - Discussão do artigo: Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências - um estudo com alunos do ensino fundamental. Autores: Tatiana Seniciato e Osmar Cavassan. Entrega de atividade relacionada ao artigo (25% da nota) |
02 |
|
Sexta-feira 29 |
Semana Santa |
- |
Mês |
Dia |
Cronograma do Conteúdo Programático |
CH |
Abril |
Segunda-feira 01 |
Aula 15 - A área das ciências da natureza e a
Base nacional Comum Curricular. Competências específicas de ciências da
natureza para o ensino fundamental |
02 |
Sexta-feira 05 |
Aula 16 - Unidade temática Matéria e energia |
02 |
|
Segunda-feira 08 |
Aula 17 - Unidade temática Vida e evolução |
02 |
|
Sexta-feira 12 |
Aula 18 - Unidade temática Terra e Universo |
02 |
|
Segunda-feira 15 |
Aula 19 - Ciências no ensino fundamental –
anos iniciais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades |
02 |
|
Sexta-feira 19 |
Aula 20 - Ciências no ensino fundamental – anos
iniciais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades |
02 |
|
Segunda-feira 22 |
Formação Continuada |
- |
|
Sexta-feira 26 |
Aula 21 -
Discussão do artigo:
Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade
convertida para além da fábula Autores: Oliveira e Assis, 2009 |
02 |
|
Segunda-feira 29 |
Aula 22 - Discussão do artigo: Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula Autores: Oliveira e Assis, 2009. Entrega de atividade relacionada ao artigo (25% da nota) |
02 |
Mês |
Dia |
Cronograma do Conteúdo Programático |
CH |
Maio |
Sexta-feira 03 |
Aula 23 - Ciências no ensino fundamental –
anos iniciais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades |
02 |
Segunda-feira 06 |
Aula 24 - Ciências no ensino fundamental – anos
iniciais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades |
02 |
|
Sexta-feira 10 |
Aula 25 - Agro Centro-Oeste Familiar |
02 |
|
Segunda-feira 13 |
Aula 26 -
Ciências no ensino fundamental – anos finais: unidades temáticas,
objetos de conhecimento e habilidades |
02 |
|
Sexta-feira 17 |
Aula 27 - Ciências no ensino fundamental – anos
finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades |
02 |
|
Segunda-feira 20 |
Aula 28 – Dia do Pedagogo |
02 |
|
Sexta-feira 24 |
Aula 29 - Discutindo os textos do livro: Desemparedamento da infância: A
escola como lugar de encontro com a natureza |
02 |
|
Segunda-feira 27 |
Aula 30 - Discutindo os textos do livro: Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. Entrega de atividade relacionadas ao livro (25% da nota) |
02 |
|
Sexta-feira 31 |
Recesso Corpus
Christi. |
- |
Mês |
Dia |
Cronograma do Conteúdo Programático |
CH |
Junho |
Segunda-feira 03 |
Aula 31 – Semana mundial do Brincar |
02 |
Sexta-feira 07 |
Aula 32 -
Orientações Didáticas: Problematização, busca de informações de fontes
variadas, sistematização do conhecimento e projetos. |
02 |
|
Segunda-feira 10 |
Aula 33 - Orientações Didáticas: Problematização, busca de informações de fontes variadas, sistematização do conhecimento e projetos. Exercícios de verificação de aprendizagem (50% da nota) |
04 |
|
Sexta-feira 14 |
Aula 34 - Orientações Didáticas:
Problematização, busca de informações de fontes variadas, sistematização do
conhecimento e projetos. |
04 |
|
Segunda-feira 17 |
Aula 35 -
Avaliação substitutiva |
- |
Nenhum comentário:
Postar um comentário