Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


terça-feira, 2 de agosto de 2022

Plano de Ensino da disciplina Educação e meio ambiente

Final do primeiro bimestre: 30/09/2023

Final do segundo bimestre: 15/12/2023

 

Avaliação:

 

A composição da nota será a partir de atividades práticas ao final de cada aula (via classroom). As participações vão representar 40% da nota (presença + entrega de atividades) e os outros 60% será uma avaliação (atividade escrita ou seminário) para o fechamento de cada bimestre.

Sendo para cada bimestre:

40% participação + atividades (em sala e via classroom)

60% Prova ou seminário

 

Para a entrega das atividades poderá ser utilizado o aplicativo Classroom. Material de estudo será compartilhado em http://katyabotanica.blogspot.com/ e Classroom.

T = Total de aulas programadas: 38 h

Mês

Dia

Cronograma do Conteúdo Programático

T

Julho

Segunda – feira 31

Aula 1: Histórico da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Objetivos e Concepções de Educação Ambiental

02

 

Mês

Dia

Cronograma do Conteúdo Programático

T

Agosto

Segunda – feira 07

Aula 2: Histórico da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Objetivos e Concepções de Educação Ambiental

02

Segunda – feira 14

Aula 3: Tratado do Meio Ambiente para Sociedades Sustentáveis e Agenda 21/Agenda 2030.

02

Segunda – feira 21

Aula 4: Política Nacional de Educação Ambiental

02

Segunda – feira 28

Aula 5: Política Nacional de Educação Ambiental

02

 

Mês

Dia

Cronograma do Conteúdo Programático

T

Setembro

Segunda – feira 04

Aula 6 - Discussão do artigo:  As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, XVII(1), 23-40. 2014.

02

Segunda – feira 11

Aula 7 - Discussão do artigo:  As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, XVII(1), 23-40. 2014.

02

Segunda – feira 18

Aula 8 - Discussão do artigo:  As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, XVII(1), 23-40. 2014.

02

Segunda – feira 25

Aula 9: Exercícios de verificação da aprendizagem

02

 

 

 

 

Mês

Dia

Cronograma do Conteúdo Programático

T

Outubro

Segunda – feira 02

Aula 10: Vertentes contemporâneas em Educação Ambiental e as correntes tradicionais em Educação Ambiental.

02

Segunda – feira 09

Aula 11: Conceitos de ecologia, espécie, população, comunidade, ecossistema

02

Segunda – feira 16

Aula 12: Conceitos de ecologia, espécie, população, comunidade, ecossistema

02

Segunda – feira 23

Aula 13: Educação Ambiental no ambiente urbano, rural e em unidades de conservação

02

Segunda – feira 30

Recesso

-

 

 

 

Mês

Dia

Cronograma do Conteúdo Programático

T

Novembro

Segunda – feira 06

Aula 14 - Discussão do artigo:  O sequestro da Educação Ambiental na BNCC (Educação Infantil - Ensino Fundamental): os temas Sustentabilidade/Sustentável a partir da Agenda 2030.

02

Segunda – feira 13

Aula 15 - Discussão do artigo:  O sequestro da Educação Ambiental na BNCC (Educação Infantil - Ensino Fundamental): os temas Sustentabilidade/Sustentável a partir da Agenda 2030.

02

Segunda – feira 20

Aula 16: Problemas ambientais que afetam o planeta

02

Segunda – feira 27

Aula 17:  Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação/ Atividades e materiais didáticos em Educação Ambiental

02

 

Mês

Dia

Cronograma do Conteúdo Programático

T

Dezembro

Segunda – feira 04

Aula 18: Exercícios de verificação da aprendizagem

02

Segunda – feira 11

Aula 19: Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação/ Atividades e materiais didáticos em Educação Ambiental

02

Segunda – feira 18

Avaliação substitutiva

-



























  

Nenhum comentário:

Postar um comentário