Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


domingo, 5 de abril de 2020

Aula Prática 03: Observação do Teste do Lugol para identificação de polissacarídeos

1. Introdução: Teste do Lugol

O iodeto de potássio (KI) é um sal iônico, que provoca a ruptura das pontes de hidrogênio e a conseqüente separação das várias unidades de glicose que constituem a macromolécula de amido permitindo a acumulação do KI. Polissacarídeos são moléculas de elevado peso molecular, cuja unidade fundamental são os monossacarídeos, principalmente a glicose. Como exemplos de polissacarídeos importantes na natureza pode-se destacar o glicogênio, a celulose e o amido. O amido, polissacarídeo de extrema importância em alimentos, é produzido em grande quantidade nas folhas dos vegetais como forma de armazenamento dos produtos da fotossíntese, e é constituído amilose e amilopectina. Moléculas de alto peso molecular (como a amilose e a amilopectina) podem sofrer reações de complexação, com formação de compostos coloridos. Um exemplo importante é a complexação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em complexo azul e vermelho-violáceo, respectivamente.

2. Objetivo: Identificar a presença de polissacarídeos nos alimentos.

3. Material: 

4. Procedimento:

a. Preparar solução de amido (batata, mandioca, farinha de trigo e maisena);

b. Preparar solução de sacarose;

c. Preparar macerado de fruta (qualquer uma)

d. Distribuir em recipientes diferentes;

e. Pingar algumas gotas de tintura de iodo ou lugol e observar.

5. Resultados:

Complete o quadro abaixo:

Alimentos

Positivo

Negativo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


6. Atividades:

a. Explique como age o lugol.

b. Qual o papel do ácido ascórbico (vitamina C)?


Fazer a leitura do texto do link:

Assistir o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário