Para aqueles que são amantes da natureza...

"Este cerrado é um pouco como o nosso povo brasileiro. Frágil e forte. As árvores tortas, às vezes raquíticas, guardam fortalezas desconhecidas. Suas raízes vão procurar nas profundezas do solo a sua sobrevivência, resistindo ao fogo, à seca e ao próprio homem. E ainda, como nosso povo, encontra forças para seguir em frente apesar de tudo e até por causa de tudo"

Newton de Castro


sábado, 25 de abril de 2020

Roteiro de Aula Prática nº. 4: Observação e classificação de cristais.



1. Introdução:

Cristais são produtos finais do metabolismo da célula e normalmente ocorrem nos vacúolos. Diferem entre si na forma e na composição química que podem ser de oxalatos de cálcio (drusas, ráfides, monocristais e areia cristalina) ou carbonatos de cálcio (cistólitos).

2. Objetivos: Reconhecer a estrutura e a composição dos cristais. 


Fazer a leitura do link:

Cristais de sais de cálcio


Observar as imagens abaixo e identificar os tipos de cristais 


1. Diffenbachia amoena


2. Garcinia brasiliensis Mart. (Clusiaceae)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722013000300013


3. Monstera deliciosa


4. Ficus sp.


5. Portulaca oleracea L.

Questões

1. Qual a função atribuída aos cristais?

2. Em que tipo de células é mais comum?





Um comentário:

  1. resposta numero 1

    Os cristais são conhecidos por suas propriedades energéticas e terapêuticas. Muitas pessoas acreditam que os cristais podem ajudar a equilibrar as energias do corpo, promover a cura física e emocional, aumentar a concentração e até mesmo proteger contra energias negativas. Cada tipo de cristal é associado a diferentes propriedades e intenções. Alguns são usados para promover a calma, enquanto outros são usados para atrair amor ou prosperidade. O uso de cristais é comum em práticas espirituais, meditação e terapias alternativas.

    resposta 2

    Os cristais podem ser encontrados em uma variedade de células em diferentes organismos vivos. Em humanos, por exemplo, os cristais podem se formar em células renais, levando à formação de cálculos renais. Além disso, cristais de oxalato de cálcio também podem se acumular em células de outras partes do corpo, como nas articulações, causando condições como a gota.

    Em plantas e animais, os cristais também podem ser encontrados em diferentes células e tecidos, desempenhando funções diversas, como armazenamento de nutrientes ou proteção contra predadores. Em resumo, os cristais podem ser encontrados em uma variedade de tipos de células em diferentes organismos vivos, desempenhando funções específicas em cada um deles.

    ResponderExcluir