Roteiro de Aula Prática 2: Observação de Plastos ou Plastídeos
1. Introdução:
Plastos ou plastídio provavelmente é a melhor denominação usada para descrever organelas típicas de células vegetais, uma vez que o nome indica a plasticidade tanto da estrutura quanto de função. São organelas delimitadas por duas membranas e contém DNA e ribossomos, tem capacidade de auto-replicação e apresentam parte da maquinaria genética e consideradas organelas semi-autonôma. Os plastídios não-pigmentados ou leucoplastos são conhecidos os amiloplastos (amido), oleoplastos (lipídios) e os proteoplastos (proteínas). Eles caracterizam-se pela ausência de pigmentos e por armazenar substâncias de reserva.
Cromoplastos são plastídios pigmentados que acumulam carotenóides. Eles conferem coloração vermelha, amarela e alaranjada a muitas flores e folhas velhas, alguns frutos e algumas raízes. Sua função precisa não é bem conhecida, embora eles comumente sejam associados à atração de animais polinizadores ou dispersores de sementes. Participam da fotossíntese como pigmentos auxiliares.
Os cloroplastos são plastídios pigmentados, cujo pigmento predominante é a clorofila, e que ocorrem principalmente em folhas, frutos e caules jovens, nos tecidos expostos à luz. Estão envolvidos nas reações energéticas dentro da célula como na fotossíntese e na formação de amido temporário, síntese de lipídeos e atividade nitrato-redutase.
2. Objetivos: Reconhecer os cromoplastos e leucoplastos.
Confirmar a presença de amido nos amiloplastos através do teste do lugol.
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